BLOG

ESPÍRITO DE APRENDIZADO

12/11/2015 17:30

São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.Provérbios 8:8

Quando o aprendiz se torna mestre? Quando nosso conhecimento é bastante o suficiente para ser repartido com os outros?

 

Ensinar é sempre um privilégio, seja numa sala de aula, seja ensinando uma criança a fazer o dever de casa, ou ainda ensinando um ofício a alguém. Quem ensina sabe muito bem que, ao ensinar alguma coisa, sempre aprende algo novo. Há sempre algo a aprender. Por isso, aprender e ensinar formam um relacionamento que beneficia tanto o aluno como o professor.

 

É comum os professores considerarem que não sabem o bastante para ensinar. Sentem-se, às vezes, intimidados pelos alunos, ou pelo tipo de assunto de que devem tratar, ou, ainda, simplesmente têm consciência de que, diante de tanto conhecimento acumulado pela humanidade, eles sabem muito pouco. Entretanto, esse senso de limitação não deve nos impedir de repartir nosso conhecimento e sabedoria com os outros. 

O livro de Provérbios, na Bíblia, tem um respeito saudável pelo aprendiz e pelo mestre, reconhecendo que tanto o professor como o aluno devem ter um espírito de aprendizado. O sábio está sempre pronto a aprender. O tolo é alguém que pensa saber tanto que não tem mais o que aprender.

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/espirito-de-aprendizado/

TER FÉ É COMO TER ASAS!

11/11/2015 17:00

Disse Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca esmorecer.” 
Lucas 18:1.

Mentiras são mais convincentes quando estão muito próximas da verdade. Fala-se hoje em dia que “a fé move a mão de Deus em nosso favor”. Isso não é verdade, embora pareça. O que Jesus ensinou na parábola do juiz iníquo é que devemos orar sempre, persistentemente, sem desanimar ou, de exaustos, desistir. Mas Jesus não ensinou que se assim procedermos vamos manipular a vontade Deus de forma que atenda aos nossos caprichos.

 

Jesus ensina que “Deus fará justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los” (Lucas 18:7). Orar faz bem. Orar dia e noite, insistentemente, torna-nos pessoas melhores. Torna-nos filhos de Deus mais parecidos com o Pai. A demora na resposta não pode ser desestímulo, tampouco sinal de fraqueza. Precisamos aprender a nos submeter à vontade de Deus sem que isso nos torne pessoas derrotadas. Encontrar o Senhor em nossas orações: isso é, de fato, o de que mais precisamos. Ao buscar a bênção de Deus, o encontrei... e a minha alma sentiu paz.                              

Confia no Senhor ...                                          

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/ter-fe-e-como-ter-asas/

DE PONTA-CABEÇA

10/11/2015 17:30

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” 
Mateus 5:3.

Jesus subiu ao monte das bem-aventuranças e ali ensinou uma numerosa multidão. Esse monte fica defronte do Mar da Galiléia. Esse foi o mais importante sermão de Jesus registrado pelos evangelistas. Jesus destaca as virtudes dos súditos do reino, evidenciando que seu reino é um reino de ponta-cabeça, pois felizes são os humildes e não os soberbos. Felizes são os que choram e não os que rasgam a cara em gargalhas indecentes nos botecos da vida.

 

Felizes são os mansos e não os que prevalecem pela força. Felizes são os que têm fome e sede de justiça e não os exploradores. Felizes são os puros de coração e não os lascivos. Felizes são os pacificadores e não os violentos. Felizes são os misericordiosos e não os avarentos. Felizes são os perseguidos por causa da justiça e não os que perseguem. Depois de falar sobre os súditos do reino, Jesus passa a falar sobre a ética do reino, concluindo seu discurso com um solene alerta acerca dos falsos mestres, a falsa profissão de fé, as falsas obras e o falso fundamento.

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/de-ponta-cabeca/

ONDE NÃO HÁ VIDA

09/11/2015 17:30

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o fruto, e cuja folhagem não murcha.”
Salmos 1:3.

O Mar Morto fica próximo de Jericó, a cidade amuralhada mais antiga do mundo e também a cidade situada na maior depressão do planeta, pois está a mais de 400 metros abaixo do nível do mar. O Mar Morto, portanto, é o maior buraco do planeta, pois fica a 410 metros abaixo do nível do mar. O Mar Morto recebe as águas do rio Jordão, mas não escoa essas águas para lugar nenhum. Mesmo recebendo águas doces, tem as águas mais salgadas do mundo. Não há vida no Mar Morto.

Ali não há fauna nem flora em virtude da concentração de trinta e três por cento de sal em suas águas. Nessa região ficavam as cidades de Sodoma e Gomorra, destruídas por fogo e enxofre. Nessa região, a mulher de Ló transformou-se numa estátua de sal. O Mar Morto pode ser contrastado com o Mar da Galiléia. Este recebe as águas do rio Jordão e as distribui. Por isso, ali reina a vida. Mas aquele recebe as mesmas águas e as retêm está impregnado pela morte. O Mar Morto é um símbolo e um emblema. Aqueles que apenas recebem e nada distribuem morrem!

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/onde-nao-ha-vida/

SEJA PURIFICADO!

07/11/2015 21:00

E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e pondo, as mãos sobre cada um deles, os curava.” Lucas 4:40.

Quando a vida não traz nada além da rejeição, miséria e dor, facilmente duvidamos que Deus deseja nos abençoar e curar. Talvez seja assim que o leproso solitário se sentiu ao ver Jesus caminhando em sua direção. Ele não poderia simplesmente requisitar a ajuda de Jesus, como outras pessoas haviam feito (ver Lucas 4:38-40). Então, começou com um prefácio cheio de sofrimento: “Se quiseres...

 

Não devemos procurar detalhes demais em suas palavras, mas devemos ao menos reconhecer que este homem tinha motivos suficientes para começar sua fala com “se...” 

A vida de um leproso era marcada por isolamento total; a ameaça constante de ficarem deformados com a perda dos dedos, mãos e pés; e o rótulo “impuro”. Tal pessoa se acostuma a não esperar nada de ninguém, a não esperar nada da vida! Era natural para ele duvidar, até mesmo de Jesus. E por isso começou sua suplica com “se”. Era como se dissesse: “Não tenho mais esperança, o que vier está bom!

Mas Jesus tocou esse homem! A palavra inspiradora de Jesus para esse sofredor cético foi: “Quero!” E continuou: “Seja purificado!” E o homem que era conhecido como “impuro” foi instantaneamente purificado e curado!

FELIZ SEMANA!

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/seja-purificado/

RECONSTRUIR

06/11/2015 19:00

"Os tijolos caíram, mas nós reconstruiremos com pedras lavradas; as figueiras bravas foram derrubadas, mas nós as substituiremos por cedros”. Isaías 9:10.

Que tarefa fascinante, extraordinária é juntar tudo de novo. Reconstruir, refazer, recomeçar. É uma nova vida que se faz!


Que material precioso é a vida humana! Pode fracassar, cair, levantar, fazer-se em pedaços. Mas você pode se recuperar de novo, reconstruir, reerguer-se.

 

Estou pensando em Maria Madalena, no filho pródigo, na mulher de Samaria, no ladrão na cruz. Vidas quebradas, despedaçadas, que foram reconstruídas pelas mãos do Senhor. Não diga que a sua vida foi destruída. Não fique maldizendo a sua sorte.


Deixe Jesus ajuntar os pedaços de sua vida para reconstruí-la novamente. Feliz Sábado!

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/reconstruir/

DEUS É INESCAPÁVEL!

06/11/2015 17:30

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Salmos 139:1,2.

Deus criou e conhece todas as coisas. Nada lhe é oculto. Ele conhece cada estrela do universo e chama cada uma pelo nome (Isaías 40:26); ele conhece cada célula do nosso corpo, cada fio de cabelo da nossa cabeça. Ele nos sonda e nos conhece. Ele penetra os nossos pensamentos e esquadrinha o nosso andar e o nosso deitar. Ele conhece todos os nossos caminhos. Ele conhece nossas palavras mesmo antes que elas cheguem à nossa língua. Deus nos cerca por trás e por diante. Ele sabe tudo, vê tudo, e a todos sonda exaustivamente. Nada escapa ao seu conhecimento.

 

Ninguém pode burlar Deus nem apanhá-lo de surpresa. Ele conhece o passado, o presente e o futuro, Para ele, mil anos são como um dia e um dia como mil anos (Salmos 90:4). Para Deus a luz e as trevas são a mesma coisa (Salmos 139:12). Deus é inescapável. Não há um centímetro desse vasto universo em que ele não esteja presente. Não há nada no universo que escape ao conhecimento absoluto de Deus.

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/deus-e-inescapavel/

IRMÃO NA ADVERSIDADE

05/11/2015 17:30

 

O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.Provérbios 18:24.

Não se pode viver com eles e não se pode viver sem eles”, meu pai costumava dizer. Não sei ao certo de quem estava falando, mas acho que era dos sapatos, já que seus pés sempre doíam. Intimidade e distância são realidades gêmeas que pedem sempre nossa atenção.

 

As amizades são difíceis de serem mantidas, por requererem essas duas realidades gêmeas: intimidade e distância. Mas manter esse equilíbrio é muitas vezes difícil e até mesmo dolorido.

 

Por um lado, podemos nivelar nossas amizades com intimidade demais. Outras vezes, tornamo-nos íntimos de pessoas erradas e escolhemos amizades que nos influenciam  ponto de entrarmos em apuros.

 

Por outro lado, podemos sofrer muito com a distância e a separação. Perder alguém que é íntimo nos causa dor. Às vezes tememos tanto a dor da separação que preferimos não ter amigos. Ou, mantemos um amigo à certa distância, por medo de a amizade se tornar muito estreita e assim evitar que uma futura separação nos cause sofrimento.

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade

Diz o provérbio da Bíblia. E o amigo de que mais precisamos é Jesus. Ele nos guia entre os extremos da intimidade e distância. Ele nos dá sabedoria. Ele é nosso irmão primogênito na família de Deus.

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/irmao-na-adversidade/

DEUS É INCOMPARÁVEL!

04/11/2015 17:30

"Com quem vocês vão me comparar? Quem se assemelha a mim?", pergunta o Santo.” .Isaías 40:25.

Há um só Deus vivo e verdadeiro. Os deuses dos povos são ídolos vãos, criados pela imaginação humana ou forjados pelo engano do diabo. Quem é o seu Deus? Qual é o tamanho do seu Deus? O profeta Isaías descreve a majestade de Deus e diz que ele não pode ser comparado com os ídolos dos povos (Isaías 40:18-24). Deus é incomparável pela obra da criação (Isaías 40:25,26). Ele é incomparável pela sua intervenção na vida do seu povo. (Isaías 40:27-31).

 

Apesar da magnitude e grandeza do Senhor, ele se acomoda ao espaço do coração do homem. A Bíblia diz que, ao confessarmos Jesus como nosso único e suficiente salvador, somos feitos habitação do Espírito Santo. “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Isaías 57:15).

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/deus-e-incomparavel/

A ESPERA DO GRANDE DIA

03/11/2015 17:30

Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.”
I Coríntios 10:17.

 

Dizer que “somos muitos” parece ser uma declaração muito tímida. A Igreja cristã cresce há dois milênios, e se espalha pelos mais diversos países e culturas. Mais de um bilhão de pessoas estão afiliadas a alguma igreja que adora a Jesus. 

Mas o texto também diz que “somos um”. E isso parece muito mais difícil de entender. As Igrejas não concordam entre si num grande número de detalhes, e as divisões entre elas podem ser percebidas em cada bairro – há ruas com diversas igrejas diferentes.

 

O desafio da compreensão aumenta ainda mais quando lemos que “todos participamos de um único pão”. Por mais difícil que seja, precisamos reconhecer que algumas igrejas, por razões às vezes muito constrangedoras, decidiram não celebrar a Ceia do Senhor em comunhão com outras. Enfim, o que dizer desse texto? Primeiro, que ele nos convida a pensar no tamanho do projeto do qual fazemos parte. Com toda certeza, não temos condições de medir adequadamente a sua extensão.

Segundo, que ele encerra uma profecia. No reino vindouro, barreiras denominacionais serão extintas, bem como as disputas que por ora nos afastam uns dos outros. Com isso, ele também nos incentiva a esperar esse dia com grande expectativa. 

 

Referência para leitura: I Coríntios 10:14-17.

https://cms.charles-odilon-bernardes.webnode.com/news/a-espera-do-grande-dia/

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.