ARREPENDA-SE! Ainda há Tempo

29/11/2014 16:00

"Arrependei Reino dos Céus está próximo!" Mateus 4,17.

Eu acho que já não choca mais ninguém. Site que promove relacionamentos sexuais condenados pela Bíblia usou, nesta semana, a imagem do Cristo Redentor em campanha publicitária. A repercussão (muito bem arquitetada, por sinal) foi a mais negativa possível -  como queriam. Imediatamente a Igreja Católica condenou o uso da imagem do Cristo. Diz ser a detentora dos direitos da mesma.

Os outdoors foram tirados de circulação. O site conseguiu a repercussão planejada. O investimento “valeu a pena”. Porém, pouca gente, inclusive os zelosos detentores da imagem, preocupou-se com o mais grave de tudo isso, a frase estampada: “Tenha um caso agora! Arrependa-se depois.”

Chega a ser repulsivo esse atrevimento do ser humano diante da bondade, misericórdia e perdão do Pai celestial. Incentiva-se o pecado, a imoralidade, a traição. Depois, “não se preocupe.  Arrependa-se. É só pedir perdão. Ele perdoa”.

Conceitos equivocados de perdão e arrependimento. Arrependimento não é remorso e nem medo das consequências de um ato errado. Arrependimento é sincero sentimento de pesar por ter, de certa forma, ferido a fronte de Jesus com os espinhos na coroa que usou. É a sensação de que quem cuspiu ou bateu no rosto d’Ele foram minhas culpas, meu pecado, meu descontrole emocional e espiritual.

Mas esta, porém, é a arma poderosa da tentação. “Vá lá. Só uma vez. Ninguém está vendo. Você não vai perder a chance, vai? Depois é só confessar e fica tudo bem”.
O perdão de Deus não é um objeto descartável e sem importância. O preço cobrado pela culpa de todos os pecados da humanidade não foi baixo. Foi preciso um Deus se tornar homem e doar-se em uma morte cruel pendurado numa cruz. Um Inocente morreu em nosso lugar. Em meu lugar.

Não banalizemos o sagrado. Não façamos do pecado uma rotina.